• Logotipo Prouni

    O Programa Universidade para Todos – ProUni – é um benefício do Ministério da Educação que concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, por exemplo, destinou, em 2014, 9 vagas no curso de Medicina para alunos do ProUni. As bolsas são válidas durante todo o curso, mas, para manter esse benefício, o aluno precisa ser aprovado, no mínimo, em 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo.

    A seleção é feita com base nas notas do Enem, em que é preciso ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do exame e nota superior a zero na redação. Além disso, o aluno precisa ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada como bolsista integral. Não é necessário fazer o vestibular da instituição de ensino em que está tentando ganhar a bolsa, mas algumas instituições optam por aplicar exames de seleção aos candidatos pré-selecionados pelo ProUni.

    As bolsas variam em função da renda bruta familiar (limite de até 3 salários mínimos por pessoa). Se o candidato conseguir uma bolsa de 50%, ele pode utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) para custear o restante da mensalidade, sem a necessidade de apresentar um fiador na contratação do financiamento.

    A inscrição é feita no site do ProUni e o candidato pode escolher até duas instituições de ensino que disponibilizam as bolsas. Essas opções podem ser alteradas diariamente até o término do período de inscrição.

    Os candidatos aprovados devem comparecer à secretaria da instituição para a qual foi selecionado com toda a documentação prevista no manual de inscrição.

    Mais informações podem ser obtidas nos seguintes links:

    http://siteprouni.mec.gov.br/como_funciona.php
    http://prouniportal.mec.gov.br/index.php
    http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/prouni/
    http://educacao.uol.com.br/noticias/2014/01/14/prouni-confira-10-perguntas-e-respostas-sobre-o-programa-de-bolsas.htm

Assuntos Relacionados